Conectando Você às Melhores Práticas em CIPA e SIPAT

A Importância do Programa 5S Para a Segurança do Trabalho

O Programa 5S auxilia Empresas, Integrantes da CIPA e Gestores de Segurança do Trabalho a disseminar a cultura de segurança no ambiente de trabalho. A metodologia é uma ferramenta que auxilia a melhoria da qualidade de vida e a redução de acidentes.

A Segurança do Trabalho é um assunto sério e, às vezes, pode ser complicado manter uma rotina de trabalho para torná-la mais segura. Mas a Segurança do Trabalho não precisa ser um problema. Com o Programa 5S é possível tornar sua empresa mais segura sem ter que investir uma fortuna. O Programa 5S é uma metodologia simples e eficaz que pode ser facilmente implantada.

Por princípio a metodologia do Programa 5S está diretamente relacionada a organização, limpeza e padronização do ambiente de trabalho seguindo uma ordem lógica, visando a melhoria da produtividade das pessoas na execução das suas atividades. No entanto, sua aplicação vai além disto, podendo ser amplamente utilizada na Segurança do Trabalho, visando eliminar os riscos de acidentes e incidentes que podem ocorrer devido às condições inseguras do local de trabalho.

O Programa 5S é mundialmente conhecido e reconhecido por ser um grande aliado na busca pela Qualidade Total nas empresas. Criado no Japão após a Guerra Mundial (1939-1945), o objetivo era promover a produção enxuta e eliminar desperdícios. Hoje, além de auxiliar na produção, o é aplicado na melhoria contínua e inovação das organizações. Sua simplicidade e facilidade de implantação faz com que seja adotado rapidamente por diversas empresas pelo mundo. Seu maior benefício é aumentar a competitividade das empresas através da eliminação de desperdícios e da melhoria da qualidade dos processos. É, também, um grande aliado na Segurança do Trabalho, identificando fatores e eliminando possíveis riscos de acidentes.

Chama-se Programa 5S porque seus 5 conceitos começam com a letra “S”, no idioma japonês, e que são aplicados numa sequência lógica. São eles:

  • Seiri – Senso de Descarte – O conceito é deixar em sua área ou local de trabalho apenas materiais e ferramentas inerentes ao trabalho, descartando o que não é útil para o bom desempenho das atividades.
  • Sieton – Senso de Arrumação – Destina-se a arrumar, de forma racional, os materiais e ferramentas que permanecem no local, deixando próximo ao usuário o que é utilizado com maior frequência e um pouco mais longe o que é utilizado com pouca frequência, facilitando assim o acesso e uso rápido de matérias e ferramentas.
  • Seisso – Senso de Limpeza – Aplica-se para manter o local, matérias e ferramentas limpas e prontos para seu uso. A consequência decorrente deste senso é que todo material, ferramentas e maquinários estão sempre em ordem para uso, com manutenção em dia, portanto havendo o mínimo de interrupções de produtividade por falhas.

 

Entendo que a aplicação dos 3 sensos acima, na sua ordem, gera como consequência a aplicação dos 2 próximos sensos, mas que devem ser observados na utilização deste método.

  • Seiketsu – Senso de Higiene e Saúde – Têm como princípio desenvolver a preocupação constante com a higiene em seu sentido amplo, tornando o local de trabalho saudável e adequado às tarefas desenvolvidas. É importante ressaltar que sua adequada aplicação contempla também evitar focos de criação de sujeira e diminui riscos à saúde e acidentes.
  • Shitsuke – Senso de Disciplina – Está diretamente ligado à disciplina em seguir, e aplicar constantemente, os itens anteriores. Desta forma cria-se a cultura de melhorias e exige dos colaboradores comprometimento e empenho em manter ativo os 5 sensos, com melhora significativa dos resultados.

 

A aplicação correta e se bem entendida, pode ser aplicada em qualquer área de todo tipo de empresa, sejam elas indústrias, comércio ou prestadores de serviços, de qualquer porte. Ele é fundamental para melhorar a produtividade e reduzir riscos de acidentes.

Não há restrições para sua aplicação. Sendo assim, é muito importante que os gestores estejam atentos às necessidades de cada departamento ou áreas e planejem a implantação do Programa 5S levando-as em consideração. Isso garantirá um resultado ainda melhor e mais eficiente.

Com isso as equipes passam a ter um maior sentimento de pertencimento à organização e um engajamento maior nas atividades desenvolvidas e prevenção de acidentes. É por isso que sua implementação é tão importante!

A segurança do funcionário deve estar sempre em primeiro lugar, por isso é importante a correta implantação e gestão do Programa 5S’s. Os 5 pilares do Programa 5S visam promover a organização do ambiente de trabalho e conferir importante visualização de falhas, que podem gerar acidentes do trabalho. Durante auditorias do programa é possível identificar perigos à integridade e saúde do funcionário e devem observar se as falhas identificadas estão sendo corrigidas. Corrigindo estas falhas é possível prevenir e criar mecanismos para evitar acidentes do trabalho. Com a correta implementação dos 5S’s é possível garantir a segurança do funcionário em todos os aspectos!

Alguns autores denominam este conceito de Segurança como 6S, e utilizam para isto a palavra Safety, que não é uma palavra japonesa. Entendo que seu conceito básico, aplicação do Programa 5S, gera como consequência uma camada adicional de Segurança e Prevenção de Acidentes do Trabalho, sem a necessidade de denominá-la de 6S

Algumas das vantagens da implantação e aplicação do Programa 5S para a segurança do trabalho:

  • Cria ambiente onde todos se sintam melhor;
  • Muda comportamento e atitudes dos envolvidos;
  • Facilita a localização dos objetos;
  • Mantém o ambiente limpo e seguro;
  • Melhora o comprometimento das pessoas;
  • Elimina desperdícios e padroniza os processos;
  • Previne e reduz os índices de acidentes do trabalho.

 

Com a aplicação correta desses conceitos, é possível observar e melhorar diversos aspectos, como: Ambientes com arrumações perigosas; Layout físico e disposição de materiais, ferramentas e maquinários de forma inadequada; Defeitos em maquinários e equipamentos; e Atitudes perigosas dos funcionários. Observando-se isso e comprometendo os funcionários há enormes chances de melhorias em normas e padronização para utilização de EPIs e diminuição de acidentes.

Ainda cria ambiente propício à melhorias de processos e procedimentos internos, até mesmo gerando oportunidades de inovação, deixando-os à frente da concorrência. Os desafios movem o mundo. É incrível o que as pessoas podem fazer quando são desafias!

Conectamos você a informações sobre legislações da CIPA e SIPAT e às melhores práticas para promover a Segurança e Saúde no Trabalho.

Copyright © 2025 – Todos os Direitos Reservados